Fechar
Página inicial Programa de Incubação

Programas de Incubação

Escrito por Super User | Publicado em 14/01/22 20:54 , Atualizado em 02/02/22 16:52 | Acessos: 1459

Incubação

O Programa de Incubação permite às empresas crescerem e aumentarem sua capacidade competitiva durante o período que permanecerem incubadas. Esse programa normalmente consiste em ter acesso à: espaço físico, cursos, palestras, treinamentos, serviços de orientação gerencial (consultorias, assessorias), rede de contatos empresariais, entre outros benefícios.

O Programa de Incubação da INBATEC/UFLA compreende o conjunto de atividades que objetivam o fortalecimento de empresas nascentes com ênfase na formação do empreendedor e estruturação de seu negócio, sendo estas:

  • Dar suporte às empresas vinculadas ao Programa, com o intuito de capacitá-las para que atinjam o sucesso, alicerçadas em produtos e serviços inovadores e de qualidade, além de bases sólidas de conhecimento em gestão;
  • Consolidar a imagem da empresa no mercado por meio do vínculo à Incubadora;
  • Apoiar o fortalecimento e a capacitação das empresas, considerando o desempenho dos projetos de negócios inovadores no mercado;
  • Oferecer oportunidades de ampliar o portfólio de produtos e serviços através da transformação de ideias em produtos, processos e serviços baseados em tecnologias inovadoras por meio dos serviços oferecidos pela Incubadora e pelo acesso a uma infraestrutura de apoio empresarial;
  • Promover a interação entre empresas vinculadas ao Programa, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, associações de classe, agências financeiras e sociedade;
  • Difundir a cultura empreendedora e os modernos instrumentos de gestão junto à comunidade acadêmica;
  • Colaborar para o desenvolvimento econômico e social de Lavras e região através de atividades geradoras de renda e trabalho.

Perguntas frequentes

O que é uma incubadora de empresas?

Incubadora de empresas é um dos mecanismos que vêm sendo mundialmente utilizado para induzir a criação de empresas inovadoras. Pode ser entendida como um ambiente que abriga o desenvolvimento de novos empreendimentos, cujos resultados esperados deverão garantir em prazo determinado a autonomia e a auto sustentação da empresa. A incubadora fornece serviços assistenciais, suporte e condições de sobrevivência para os negócios emergentes, que ficam “incubados” até que estejam preparados para a sua inserção no mercado.

– Incubação de empresas

A incubação é o processo de apoio ao desenvolvimento de empreendimentos iniciantes ou de empresas nascentes e de promoção das condições favoráveis ao seu crescimento (suporte operacional – infraestrutura física, serviços básicos, suporte técnico e administrativo; suporte estratégico – treinamento para o empreendedor ou auxílio gerencial/empresarial capacitação e acompanhamento, intercambio entre pesquisador-indústria; suporte tecnológico – acesso a equipamentos de investimento elevado, treinamentos;) em troca do pagamento de uma mensalidade, que ajuda a incubadora a manter a sua estrutura.

– Graduação

A graduação é a inserção de uma empresa no mercado. Depois de fortalecida por um determinado período, a empresa incubada se gradua (se insere no mercado), podendo ou não manter algum vínculo com a incubadora.

Qual é o objetivo de uma incubadora?

Uma incubadora visa proporcionar a base e o suporte necessários, por meio da transferência de conhecimento e de tecnologias desenvolvidas por Universidades e Instituições de Ensino e Pesquisa, às empresas que estão incubadas para que tenham condições de ingressar no mercado. Nessa perspectiva, confere capacitação e assistência técnica e gerencial para que novas empresas tenham condições de enfrentar os obstáculos que surgem em seus primeiros anos de vida. Além disso, a incubadora favorece a criação de parcerias e redes de relacionamento (universidade-empresa) que busquem promover um ambiente propício a inovação e ao empreendedorismo, fatores fundamentais para a viabilização de novos negócios.

Quais são as vantagens oferecidas por uma incubadora?

  • Diminuição da taxa de mortalidade das empresas;
  • Desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida por meio da criação de postos de trabalho;
  • Redução dos riscos e custos até a inserção de uma inovação no mercado;
  • Facilidade com relação ao intercâmbio entre empresa, academia e centros de pesquisa e tecnologia;
  • Resolução de problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas em seus primeiros anos;
  • Redução de custos operacionais.

– Vantagens em termos de incentivos

  • Orientação na elaboração, submissão e gestão de projetos institucionais;
  • Acompanhamento e revisão dos planos de negócios;
  • Prospecção de editais de fomento;
  • Orientação na busca de financiamento;
  • Assessoria administrativa e estratégica;
  • Promoção de capacitação e treinamentos gerenciais;
  • Orientação na gestão da propriedade intelectual e no registro de marcas e patentes.

Quem pode participar de um programa de incubação?

Podem participar do programa de incubadoras de empresas qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e que deseje abrir sua própria empresa. As empresas já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. Para tanto, é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em ambos os casos, o empresário/empreendedor deve se inscrever no processo de seleção de projetos e observar os critérios de entrada adotados por cada Incubadora.

Qual é o prazo máximo que uma empresa pode ficar incubada?

Nas incubadoras de base tradicional (aquelas que colaboram com empresas de setores tradicionais que possuem tecnologia já difundida para agregar valor aos seus produtos), as empresas normalmente podem ficar incubadas por um período de até dois anos. Esse prazo pode ser prorrogado por mais um ano se comprovada a necessidade.

Já nas incubadoras de base tecnológica (que abrigam empresas que aplicam tecnologia ou desenvolvem pesquisa cujos produtos possuem alto valor agregado) as empresas podem permanecer incubadas pelo período de até três anos e se comprovada a necessidade, este prazo pode ser prorrogado por mais um ano, no máximo.

Como são classificadas as empresas com relação ao processo de incubação?

No processo de incubação, as empresas podem ser classificadas de quatro formas: pré-residentes, residentes, não-residentes/associadas e graduadas.

  • As empresas pré-residentes têm um período determinado de tempo para se prepararem em que são estimuladas a planejar o potencial do seu negócio, utilizando serviços de assistência para iniciarem o projeto na incubadora. Podem ainda se denominar “pré-incubadas” uma vez que os seus projetos passam por um processo de avaliação e acompanhamento para a verificação de sua viabilidade antes de serem incubadas;
  • As empresas residentes são projetos que foram instalados nas dependências físicas de uma incubadora. Podemtambém ser chamadas de “incubadas” por estarem abrigadas por uma incubadora;
  • As empresas não-residentes ou associadas são empreendimentos incubados à distância que utilizam os serviços oferecidos pela incubadora visando o aprimoramento de suas atividades;
  • As empresas graduadas são organizações que já alcançaram o desenvolvimento suficiente para deixar a incubadora.